geografias

30 de janeiro de 2006

Os SIG em destaque

Mais uma nota de leitura… O último número do jornal Expresso (edição nº1735, de 28 de Janeiro de 2006) dedica um separável (Dossier Informática) aos Sistemas de Informação Geográfica, como ferramenta de aplicação universal.
Trata-se de um conjunto de artigos que dão a conhecer a opinião de especialistas acerca do tema, bem como os usos e funcionalidades dos SIG, além de informações extras que podem sempre tornar-se úteis.
A leitura deste suplemento é muito motivadora, principalmente para aqueles que acham que se estão a fechar portas na Geografia e que o emprego nesta área não passa de uma miragem. A sociedade, com todos os seus problemas e potencialidade, exige cada vez mais respostas da tecnologia e da própria informática, daí que o Geógrafo, como operador de SIG, seja um elemento cada vez mais indispensável aos novos desafios. É preciso acreditar que o futuro também está na Geografia!


Fátima Velez de Castro

23 de janeiro de 2006

National Geographic de Janeiro

A revista National Geographic tem-nos vindo a habituar não só aos seus artigos actuais e interessantes, como também às fotografias espectaculares dos sítios mais banais ou inacessíveis do mundo, as quais nos estimulam a vontade de ir e conhecer…
Este mês destaca o tema do envelhecimento e da longevidade, o qual nos afecta a todos como Seres Humanos, mas que nos toca especialmente porque vivemos num país e numa Europa cada vez mais “idosa”. O interesse dos artigos não advém apenas dos números ou das explicações científicas que são dadas sobre o fenómeno, ou até dos conselhos para obter o “elixir da eterna juventude”. O que parece ser digno de destaque são os casos de idosos que sobreviveram à questionável barreira dos anos e que depois do centenário continuam a ter um quotidiano particularmente rico em actividades que normalmente são pouco recomendadas a idades tão avançadas.
Depois de lerem a matéria, uma pergunta será imperativa: qual o papel dos idosos numa sociedade ocidental que procura alongar a vida humana, mas que promove a rejeição e a vulnerabilidade dos mais velhos? Leiam o número de Janeiro da National Geographic porque vai dar que pensar.


Fátima Velez de Castro
 
eXTReMe Tracker

Rate me on Eatonweb Portal Blog Directory
bad enh so so good excellent