geografias

24 de abril de 2007

“Quem é o Doutor Alfredo Fernandes Martins?”


Coloco esta pergunta recorrentemente aos alunos do 1º ano de geografia e é com alguma frustração que recebo respostas tímidas e atabalhoadas. E coloco a pergunta no tempo verbal certo, no presente de quem “é” e não no passado de quem foi, pois se assim o fizesse, estaria a remeter para o pretérito os ensinamentos de uma personalidade que marcou, marca e continuará a marcar gerações de geógrafos. Eu não tive o privilégio de conhecer pessoalmente o doutor Fernandes Martins, porém sinto que com ele privo sempre que o leio, sempre que olho para os mapas (re) colocados nas paredes do Instituto/Centro de Estudos Geográficos, sempre que ouço alguém falar das suas aulas, dos seus momentos mais informais como colega e amigo. Sempre que penso em geografia.
No passado sábado foi dado o seu nome a uma rua de uma nova urbanização (descendo a calçada do Gato, a mesma situa-se na Maínça, ao cimo da rua do Luzeiro). Paralelamente foi inaugurada uma outra rua com o nome do doutor Andrade de Gouveia, professor catedrático de Química, antigo reitor da Universidade de Coimbra, pai da professora Lucília Gouveia. Como geógrafos, e questionando sempre a problemática do lugar, podemo-nos perguntar se o doutor Fernandes Martins teria gostado de ver o seu nome dado a uma rua, aquela rua. Responderá quem melhor o conheceu, no entanto penso que sim, que teria gostado bastante, pois não compete ao conceito estático da placa a função de limitar o próprio Homem ao espaço por ela definido. A partir de hoje, do agora que pautou o nascimento da rua, o nome do professor Alfredo Fernandes Martins viajará por todo o mundo, anexo a destinatários e remetentes, homenageando com a sua presença toponímica os lugares que visitou e que gostaria de ter visitado. E multiplicar-se-á por tempos e espaços que provavelmente nenhum de nós terá capacidade de abranger, cumprindo o espírito intrínseco à própria natureza do geógrafo.
Para terminar deixo uma sugestão. Gostaria de ver no site do Instituto/Centro de Estudos Geográficos um lugar de destaque à vida e obra do professor Fernandes Martins, bem como de outros nomes que também estiveram ligados à geografia como foi o caso do doutor Ferraz de Carvalho, Vergílio Taborda, Amorim Girão, entre outros, para que as novas gerações possam descobrir com orgulho o nome daqueles que marcaram a ciência geográfica e que contribuíram para a sua evolução.


Fátima Velez de Castro


Sugestão de Leitura:
Campar de Almeida, A. et al (2006), Alfredo Fernandes Martins. Geógrafo de Coimbra, Cidadão do Mundo. IEG/CEG UC, Coimbra.
 
eXTReMe Tracker

Rate me on Eatonweb Portal Blog Directory
bad enh so so good excellent