geografias

11 de novembro de 2010

A Geografia de Clarice

Fonte: Civilização Editora (2010)
Saiu recentemente uma excelente biografia de uma das mais geniais escritoras (brasileiras) de todos os tempos: Clarice Lispector. Benjamin Moser, o autor, apresenta um cuidado trabalho de laivos académicos, que dá a conhecer ao grande público uma versão bem conseguida de uma mulher-mito, que após várias décadas passadas do desaparecimento precoce, continua a hipnotizar os leitores com as suas místicas palavras, com a forma rebuscada como procura em si mesmo a si própria e aos outros.
Clarice dizia que “tenho a certeza que, já no berço, o meu primeiro desejo era pertencer.” Esta busca incide por isso na sua própria geografia: enquanto criança, fugida dos progroms da sua Ucrânia-natal, com os seus pais e irmãs; enquanto adolescente, quando sonhava a partir dos livros no Recife; enquanto mulher de diplomata, nas insuportáveis viagens e estadias na Europa; enquanto escritora consagrada, na sua casa emblemática do Rio de Janeiro. Ela pertenceu, voluntária ou involuntariamente, a todos estes lugares, assim como os lugares lhe pertenceram, sendo apreendidos de forma mística na sua escrita transcendente.
Um livro onde se descobre a filha, a emigrante, a mãe, a escritora, a mulher, que procurou definir e abraçar a sua própria geografia para pertencer ao mundo, para encontrar o seu lugar no mundo.

Moser, Benjamin (2010) – Clarice Lispector. Uma Vida. Civilização Editora, 1ª edição, Porto.
Fátima Velez de Castro

Etiquetas:

 
eXTReMe Tracker

Rate me on Eatonweb Portal Blog Directory
bad enh so so good excellent