Depois de voltar à normalidade, após alguns dias de constrangimentos provocados pelo fuso horário, começo a colocar por ordem as fotografias que tirei na minha última grande viagem. Foram feitas num encontro de geógrafos (e não só) em Kathmandu, no Nepal, entre os dias 24 de Fevereiro e 1 de Março deste ano, mais precisamente na Conference on Public Policy and Local Development, no âmbito da IGU Commission on Geography and Public Policies. A reunião contou com a presença de investigadores de diversos países como o Nepal, Índia, Bangladesh, Japão, Eslováquia, Suíça ou Portugal (neste caso da Universidade de Coimbra, estando presentes a doutora Fernanda Cravidão e eu). Foi uma conferência bastante concorrida e interessante onde a pertinência do tema tratado, a apresentação dos trabalhos, o convívio com colegas estrangeiros, a troca de ideias, o confronto de opiniões fez com que todos tenhamos ficado enriquecidos do ponto de vista profissional e pessoal.
Por outro lado a viagem tornou-se uma experiência única porque acabei por conhecer Kathmandu, o lugar, cada lugar, pela mão da geografia, pelo olhar experiente e douto da doutora Fernanda, já habituada a estes destinos. A viagem fez-me pensar que é bom sair do gabinete, pensar e constatar que a geografia é uma ciência viva e dinâmica, que os conceitos de pobreza ou riqueza, de qualidade de vida, de estrutura familiar, de desenvolvimento ou subdesenvolvimento (entre outros) são complexos e demarcados por contextos territoriais tão desiguais como diversificados.
Ficam aqui algumas fotografias de Kathmandu para que se entusiasmem e coloquem este lugar na vossa lista de locais a visitar!
Fátima Velez de Castro