geografias

12 de novembro de 2007

Duas obras a não perder

Para todos os alunos de Geografia e Geógrafos que fazem questão de manter a sua biblioteca actualizada, e aproveitando que estamos a entrar na época natalícia, há novidades bibliográficas.
No dia 31 de Outubro deste ano, na FNAC de Santa Catarina, foi lançado “O Espaço Urbano do Porto: condições naturais e desenvolvimento” (Afrontamento), da autoria do saudoso doutor Pereira de Oliveira. Plagiando palavras do doutor José Alberto Rio, trata-se de uma obra marcante na Geografia Portuguesa e no estudo da própria cidade do Porto. Esta dissertação com a qual se doutorou foi publicada em 1973 e estava esgotada há muitos anos, porém a partir de agora teremos disponível nas livrarias esta edição facsimilada.
Também no dia 29 (Lisboa) e 30 (Porto) de Outubro foi lançado o livro “Portugal visto do céu” (Argumentum), onde colaboraram diversos autores, destacando um ilustre professor desta casa, o doutor Lúcio Cunho. Já tenho o livro em casa e posso-vos assegurar que se trata de uma obra singularmente bonita, não só pelas fotografias espectaculares como também pela qualidade dos textos. Quando folheei pela primeira vez o livro tive a sensação que em mim é comum sempre que viajo de avião, num lugar contíguo à janela, e olho a paisagem. A de que a Geografia é algo de monumental e belo. É nada, qualquer coisa e tudo aquilo que transcende o ser humano. É o território e todos nós.
Duas obras a não perder, a pedir ou a oferecer a todos aqueles que, como nós, gostam de Geografia.


Fátima Velez de Castro

2 Comments:

  • At 12 de novembro de 2007 às 18:58, Blogger Carreira said…

    SILÊNCIO CULPADO disse...
    Perante uma grande sacanice que está a ser feita sobre alguns professores que não recebem vencimento,têm horários d e12 horas ou estão a recibos verdes sugere-se que todos os blogues publiquem a notícia que está no http://cegueiralusa.com

     
  • At 20 de abril de 2008 às 21:53, Anonymous Nuno Fernandes said…

    Ora aí está mais duas obras de grande relevo para Geógrafos e alunos de Geografia, que são essenciais para quem gosta de enriquecer a sua biblioteca e a sua cultura geográfica.Mas afirmo aqui com a maior sinceridade que as obras de destaque são o trabalho dos Professores de Geografia da FLUC que são de muito boa qualidade que tenho muito gosto em tê - los na minha pequena biblioteca e lê-los de vez em quando.

     

Enviar um comentário

<< Home

 
eXTReMe Tracker

Rate me on Eatonweb Portal Blog Directory
bad enh so so good excellent