geografias

31 de agosto de 2009

Leituras de férias

Santiago Gamboa, considerado um dos melhores escritores colombianos da actualidade, construiu um livro duro e comovente, essencial para todos aqueles que se interessam pelo tema das migrações. Embora haja a tendência para que o leitor enquadre a história no tipo non fictional novel de Capote, fruto da intensidade proporcionada pela possível veracidade narrativa, o autor adverte para a necessidade de uma leitura aberta do livro.
Como observador lúcido, descreve de forma impressionante a sua experiência como imigrante na realidade do território de chegada. Este espaço é a grande cidade francesa onde todos os sonhos parecem fazer sentido. Contudo, o que Santiago Gamboa nos apresenta não é Paris iluminada e glamorosa dos turistas nem dos parisienses. É uma cidade cinzenta e fétida de subúrbios macabros onde vivem estrangeiros numa solidão macerante. Nesse cenário, atrai para a sua história imigrantes de todas as partes do mundo, com as suas caminhadas individuais (no fundo, todas elas são a sua), para contar a verdadeira realidade, ou melhor, a parte real e a parte fantasiada do processo migratório das personagens, que apesar de terem origens e aspirações diferentes, comungam do mesmo destino geográfico, laboral, económico e social.
Numa narrativa carnal que roça o grotesco, entende-se a complexidade das migrações através das frustrações dos imigrantes que escolhem dois caminhos, o da redenção e sobrevivência através do praticável, ou o da aniquilação através do vazio e da dor, traduzida muitas vezes na síndrome de Ulisses.

Essencial para ler:
Gamboa, Santiago (2007) – A Síndrome de Ulisses. Edições Asa, Porto.

Fátima Velez de Castro


Este post também está em: http://imigraste.blogs.sapo.pt/
Fonte da imagem: 4.bp.blogspot


 
eXTReMe Tracker

Rate me on Eatonweb Portal Blog Directory
bad enh so so good excellent