geografias

11 de setembro de 2009

Guia Metodológico para a Produção de Cartografia de Risco e para a Criação de Sistemas de Informação Geográfica (SIG) de Base Municipal


Está já disponível o Guia Metodológico para a Produção de Cartografia de Risco e para a Criação de Sistemas de Informação Geográfica (SIG) de Base Municipal, elaborado por inicitiva do Secretário de Estado da Protecção Civil, Dr. José Miguel Medeiros, e do Secretário de Estado do Ordenamento do Território e das Cidades, Professor Doutor João Ferrão.

A versão em pdf está disponivel para download em:

http://www.proteccaocivil.pt/Documents/guia_metodologico_SIG.pdf

O lançamento deste trabalho decorreu no dia 9 de Setembro, em Coimbra, com a presença dos dois Secretários de Estado responsáveis pela iniciativa.

Segundo a ANPC, "o Guia Metodológico é um instrumento técnico de apoio aos municípios para que, no âmbito da revisão dos PDM (Planos Directores Municipais) e dos PME (Planos Municipais de Emergência), haja uma articulação para a produção de cartas de risco com base em procedimentos comuns que apoiem as políticas de ordenamento do território e de planeamento de emergência. Pretende-se, pois, que o Guia Metodológico ajude a harmonizar os procedimentos e os produtos da cartografia de risco em todo o território nacional, ao mesmo tempo que alinha a informação contida nessa cartografia pelas normas em vigor na União Europeia".

Lúcio Cunha
 
eXTReMe Tracker

Rate me on Eatonweb Portal Blog Directory
bad enh so so good excellent