geografias

30 de janeiro de 2006

Os SIG em destaque

Mais uma nota de leitura… O último número do jornal Expresso (edição nº1735, de 28 de Janeiro de 2006) dedica um separável (Dossier Informática) aos Sistemas de Informação Geográfica, como ferramenta de aplicação universal.
Trata-se de um conjunto de artigos que dão a conhecer a opinião de especialistas acerca do tema, bem como os usos e funcionalidades dos SIG, além de informações extras que podem sempre tornar-se úteis.
A leitura deste suplemento é muito motivadora, principalmente para aqueles que acham que se estão a fechar portas na Geografia e que o emprego nesta área não passa de uma miragem. A sociedade, com todos os seus problemas e potencialidade, exige cada vez mais respostas da tecnologia e da própria informática, daí que o Geógrafo, como operador de SIG, seja um elemento cada vez mais indispensável aos novos desafios. É preciso acreditar que o futuro também está na Geografia!


Fátima Velez de Castro

5 Comments:

  • At 4 de fevereiro de 2006 às 21:09, Blogger Silvino Évora said…

    Agora, NÓS MEDIA tem um novo endereço. Mudamos para www.nosmedia.wordpress.com.

    Faça-nos uma visita e conheça a nossa casa nova. Se pudesse mudar o link, agradecemos.

    www.nosmedia.wordpress.com

    Bons Posts

    Silvino

     
  • At 5 de fevereiro de 2006 às 10:44, Blogger Lúcio Cunha said…

    De facto os SIG's têm sido, nos últimos anos, um dos veículos de afirmação da Geografia e, também, um dos principais meios de empregabilidade dos geógrafos, constituindo, por isso, uma excelente oportunidade de revitalização da importância social da Geografia. No entanto, em meu entender, a importância dos SIG´s para a Geografia e para os geógrafos assenta mais no efectivo conhecimento do território e das suas dinâmicas, bem como na capacidade de criação, leitura e interpretação cartográfica, do que, propriamente, na capacidade técnica associada ao domínio informático de software de Informação Geográfica.
    Por isso, os geógrafos quer na investigação, quer na formação, devem investir sobretudo nos domínios centrais mais estruturantes, criando e ajudando a criar mapas mais rigorosos e tecnicamente perfeitos, capazes de gerar leituras do território mais legíveis e atractivas. E, neste caso, os SIG’s são de fundamental importância. Dito doutra forma, perante a euforia tecnicista e pseudo-pragmática da utilização dos SIG’s em Geografia, há que evitar a confusão entre ciência e técnica: não tomar a segunda pela primeira, mas pô-la ao seu serviço. Se formos capazes, o ideal é articular ciência e técnica, ou seja pôr utilizar os SIG’s para melhor fazer Geografia e utilizar os conhecimentos de Geografia para nos ajudar a lidar melhor com os SIG’s, percebendo as suas limitações tecnológicas ou escolhendo as melhores vias para a resolução de problemas de leitura, interpretação ou modelização das variáveis territoriais.
    Por enquanto, tenho visto bons e maus exemplos de utilização dos SIG’s em Geografia, mas tenho, sobretudo, sentido, uma perigosa euforia em torno da utilização dos SIG’s que, quase sempre, conduz a uma valorização da técnica sobre a ciência, do modelo sobre a realidade, da aprendizagem informática sobre a aprendizagem geográfica, do trabalho informático de gabinete sobre o trabalho de campo. E isso não é bom, nem para o desenvolvimento dos SIG’s, nem para o desenvolvimento da Geografia!

     
  • At 6 de dezembro de 2006 às 19:00, Anonymous Anónimo said…

    Gostaria de saber maiores informações sobre cursoa de Doutorado na area de Aplicação dos Sistemas de Informação Geográfica na Gestão Ambiental e no Ordenamento do Território (particularmente através da cartografia de Riscos Naturais)ai em portugal
    Professor João Silvio
    Universidade Estadual do Ceará -UECE (BRASIL)
    jsilvio@uece.br

     
  • At 12 de dezembro de 2006 às 17:56, Anonymous Anónimo said…

    os Sig, que se aprende no curso de geografia é zero. tem de se pagar para passar na cadeira e acabou..

     
  • At 1 de novembro de 2007 às 22:56, Blogger MoonSat said…

    Carissimo jsilvio@uece.br, desculpe informá-lo mas não anda no sitio correcto para obter respostas ás suas questões. PEACE

     

Enviar um comentário

<< Home

 
eXTReMe Tracker

Rate me on Eatonweb Portal Blog Directory
bad enh so so good excellent