geografias

22 de maio de 2006

Viagem de Estudo com “S”



No passado dia 19 de Maio, alguns alunos da disciplina de Geografia Humana de Portugal, tiveram oportunidade de ir até à capital para visitar a Sociedade de Geografia de Lisboa. Esta “velha” instituição deu/dá a conhecer aquilo que foi o passado da ciência geográfica, quando as viagens de exploração e a descrição dos lugares eram pilares decisivos no conhecimento do globo. Da parte da tarde foi realizado um percurso por alguns lugares emblemáticos da cidade de Lisboa (Martim Moniz, Graça, Castelo, Alfama, Baixa…), com a mais-valia do anfitrião ter sido o doutor José Manuel Simões (FLUL), que mostrou cada rua, cada edifício, cada beco, cada cheiro, cada pormenor, com um olhar de geógrafo experiente e conhecedor deste (s) lugar (es).
Fica a fotografia não só para a posteridade, mas também para abrir o apetite a todos os que visitam este blog e que gostariam de propor outros locais onde pudéssemos aprender geografia (onde é que não se aprende geografia?). Para aqueles que se queixam do facto das lições de Geografia estarem muito confinadas às quatro paredes de uma sala de aula, fica aqui o espaço para proporem lugares de interesse que possam ser visitados em futuras ocasiões.
Promete-se fotografia e comentário no blog do IEG!

Fátima Velez de Castro

1 Comments:

  • At 25 de maio de 2006 às 01:48, Anonymous Anónimo said…

    Poucos mas bons... talvez fosse o titulo perfeito :)
    A viagem foi muito interessante e gostei particularmente do "museu" da sociedade de geografia de Lisboa, realmente tem a capacidade de nos mostrar a importancia que a geografia tem ao longo dos tempos e como foi vista e usada pelos diferentes povos e pessoas.
    Foi tambem um orgulho muito grande ter efectuado o percurso historico pela cidade com a companhia da figura do doutor José Simoes, nao pondo de parte os meus colegas e a drª Fatima como é obvio!
    Cumprimentos geograficos a todos!

     

Enviar um comentário

<< Home

 
eXTReMe Tracker

Rate me on Eatonweb Portal Blog Directory
bad enh so so good excellent